quarta-feira, 10 de maio de 2017

Formação de boas práticas para criação de charcos destinada à população local




No âmbito do projecto LIFE Club de Fincas, a Associação Transumância e Natureza realizou, no  dia 25 de Abril, um curso de boas práticas para criação de charcos com o objectivo de mostrar como optimizar a actividade agro-pecuária e cinegética protegendo a biodiversidade. 
  
O curso realizou-se na sede do Clube de Caça e Pesca de Algodres, que nos cedeu o espaço. Durante este curso, no qual contamos com o formador Jael Palhas ao abrigo do projeto “Charcos com vida”, promovemos os serviços ambientais prestados por estes habitats, realçando a sua utilização em sistemas agro-pecuários tradicionais, como bebedouros para o gado, mantendo-se a compatibilidade com a fauna e flora associadas. 

Realçámos a sua importância no controlo de pragas, assim como o valor paisagístico e educativo que detêm. Este curso incluiu uma parte prática, durante a qual fomos visitar um charco dentro da reserva da Faia Brava, e onde os participantes puderam comprovar no terreno como as vedações para o gado podem ajudar a diminuir a eutrofização e pisoteio, melhorando a qualidade de água dos charcos, para o gado e para a biodiversidade.